UX Design para imobiliárias: descubra o que é

UX Design para imobiliárias em destaque.

Por Michelle Campelo, designer


Neste artigo, falaremos sobre UX Design para imobiliárias. Conceituaremos o termo e mostraremos porque investir no recurso é um fator determinante para a concretização de vendas. A seguir, você descobre tudo o que precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!

UX Design aplicado ao mercado imobiliário


Nunca se falou tanto como hoje na Experiência do Usuário, termo mais conhecido como UX (User Experience). Com um mercado cada vez mais saturado de ofertas e concorrentes, as empresas estão buscando por um destaque maior. Nesse sentido, é essencial apresentar algo diferente para os seus usuários, proporcionando uma experiência inesquecível através de um serviço ou de um produto. 

Você deve estar se perguntando como essa metodologia pode contribuir e ser aplicada no mercado imobiliário, certo? O primeiro passo é entender como ela funciona e qual é o seu principal objetivo. A função da UX Design é facilitar e proporcionar uma boa experiência ao cliente. Em outras palavras, o termo representa o conjunto de fatores relacionados à interação do usuário, visando criar a satisfação dele.

A UX Design se preocupa com os pontos de contato entre o usuário e a empresa. Isso pode acontecer através de aplicativos, sites, chats, serviços ou produtos. Tudo é elaborado para oferecer a melhor experiência possível.

Para aplicar as técnicas de UX Design, uma imobiliária pode começar identificando as principais necessidades dos seus clientes. É necessário estudar suas dores, comportamentos, características, sonhos, desejos e as razões da compra de um imóvel, a fim de conhecer de perto o público. Valorizar essa experiência e colocar o usuário no centro da cadeia é um dos principais fundamentos desta metodologia. Afinal, ela se preocupa 100% com o usuário.

Melhor experiência em suas páginas


Quando o cliente entra no site de uma imobiliária e procura por um imóvel extremamente específico, a UX Design permite uma melhor experiência de navegabilidade. O resultado do recurso ajuda o visitante a encontrar, de maneira fácil e prática, o imóvel que procura. 

Portanto, para que um serviço cause uma boa impressão, é importante considerar a jornada do usuário de forma global. Esse caminho pode começar no acesso ao site até a venda do seu produto — uma casa ou um apartamento.

Devemos pensar no usuário em todas as etapas de compra e como ele interage com o que você oferece. Desde a primeira visita no site até a escolha do imóvel ideal, a UX está presente em todos os momentos. Atualmente, os clientes estão extremamente exigentes, de forma que o detalhe pode fazer toda a diferença. Através das aplicações das ferramentas de UX, é possível proporcionar um serviço diferenciado ao usuário.

Quer alcançar melhores resultados? Estude seu público, faça muitos testes e sempre coloque a experiência do usuário como prioridade. Dessa forma, você logo vai perceber a evolução, muitas vezes, com pequenas mudanças.

Gostou do conteúdo? Este é só o primeiro, já que o universo de UX Design para imobiliárias não para por aqui. O assunto é muito amplo. Ele conta com diversas ferramentas, técnicas e aplicações que você pode e deve utilizar, seja na parte de serviço, seja na parte estrutural do site. 

Fica de olho aqui em nosso blog.

Vamos continuar dando mais dicas e explicando como você pode melhorar a experiência do seu usuário no fluxo de busca no site. Mostraremos, também, como a UX Design para imobiliárias pode ajudar a melhorar suas vendas e conquistar mais clientes. Sugerimos que assine a nossa newsletter para não perder nenhum detalhe!

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