O que você precisa saber para contratar um pré-vendedor para imobiliária?

pré-vendedor para imobiliária

Pensando em contratar um pré-vendedor para imobiliária? Fique tranquilo, pois você está no lugar certo. Neste post, vamos abordar todas as características desse profissional que é fundamental para o sucesso de suas vendas.

A propósito, essa função tem sido cada vez mais adotadas por empresas no país. Esse aumento tem relação com o modelo americano, que busca a otimização do processo de Inside Sales.

Portanto, as empresas estão mudando suas estratégias e fluxos de qualificação, abrindo espaço para este profissional.

Mas qual o papel dele? O preciso saber para contratar um para minha imobiliária? Vamos responder a essas e outras perguntas agora. Continue lendo!

SDR ou pré-vendedor para imobiliária? O que é?

No Brasil, SDR (Sales Development Representative) ou pré-vendedor é a mesma coisa. Inclusive, esse profissional é comumente conhecido pela última denominação citada.

Seu papel é simples, mas não menos importante. Em sua imobiliária, ele será o profissional que avaliará se um lead possui as características ideais para concretizar uma venda ou não.

Ou seja, ele fará um trabalho que corresponde a uma espécie de triagem.

O que faz esse profissional?

Para que você entenda melhor o papel do pré-vendedor para imobiliária para otimizar o seu processo de vendas, vamos explicar como funciona.

Esse profissional tem uma atuação bastante específica, além de possuir uma forte característica analítica. O seu trabalho se resume em duas etapas: análise e contato inicial.

Todo lead que chega à sua base de contatos ou CRM precisa ser avaliado, para que sua imobiliária possa ter conhecimento sobre suas características, dores e se ele tem o perfil ideal de compra. Esse é o papel do pré-vendedor.

Uma vez qualificado, esse lead precisa ser abordado, e essa é a segunda parte do trabalho de um pré-vendedor. 

Esse processo permitirá saber ainda mais sobre quem tem maior perspectiva de ser um cliente, e então ele entra em contato para entender mais sobre as intenções do potencial cliente.

Após o contato, se ele entende que aquele lead está pronto para virar um cliente, ele deve preparar esse contato para ser repassado ao time de vendas. 

Dessa forma, o trabalho do vendas será mais curto e objetivo, uma vez que o SDR cumpriu bem com seu papel de qualificação do lead e encaminhou uma pessoa com grande potencial de compra.

Qual a importância do pré-vendedor para imobiliária?

Com vimos, a principal função do SDR é facilitar o trabalho do vendedor, que poderá conversar com pessoas que já possuem perfil de compra.

Logo, ele é importante para o processo de vendas de sua imobiliária em dois sentidos:

  • Otimizando o tempo do vendedor;
  • Evitando que o vendedor precise prospectar clientes.

O pré-vendedor ainda contribui para os resultados da sua empresa, do tipo:

  • Segmentando o público-alvo e gerando novas oportunidades de vendas;
  • Trazendo leads mais qualificados para o closer (responsável por fechar a venda);
  • Aumentando a taxa de conversão do vendedor, que tem mais informações sobre o prospect e, assim, pode melhorar a sua abordagem;
  • Direcionando melhor o trabalho do vendedor, que pode focar em vender e não em prospectar.

Quais os tipos de SDR?

Embora todo SDR trabalhe com prospecção e qualificação, tanto o produto quanto o ciclo de vendas, além de outras questões como ticket médio e volume de leads podem proporcionar alterações nas formas de trabalho. 

Por isso, um SDR pode ser low touch ou high touch.

SDR low touch

Esse profissional desempenha uma função mais simplificada de apenas captar os leads e qualificá-los.

Ele se encaixa mais no perfil de empresas com um ciclo de vendas composto por mais etapas e que também trabalhe com uma solução mais cara.

SDR high touch

O SDR high touch exerce um papel um pouco mais profundo, pois após a qualificação do lead, ele entra em contato e desenvolve mais o entendimento sobre as necessidades do potencial cliente.

Sendo assim, o vendedor, quando recebe esse lead só fecha o negócio com foco nos termos do serviço.

Qual é o perfil ideal desse profissional? 

Antes de contratar um pré-vendedor para imobiliária, você deve avaliar se ele possui algumas dessas características em seu perfil. São elas: 

  • Organização; 
  • Proatividade na hora de buscar conhecimento; 
  • Saber como, quando, quem e por que prospectar;
  • Conhecer bem o mercado em que atua e também as dores e as necessidades reais do potencial cliente;
  • Acreditar no produto que está vendendo para passar confiança para o lead a ser qualificado;
  • Saber agir como consultor e não vendedor, respeitando o tempo do prospect para que ele não se aborreça;
  • Ser comunicativo para garantir o alinhamento com a equipe de vendas;
  • Ser observador para conhecer os pontos fortes e fracos da concorrência;
  • Ter domínio sobre as ferramentas necessárias para realizar suas atividades;

Quanto vou precisar investir para ter um bom SDR?

De acordo com o Glassdoor, antiga Love Mondays, o salário médio de um SDR é de R$ 1.973 por mês no Brasil. Esse valor pode variar de R$1.000 até R$3.000.

Além disso, a comissão por vendas obtidas é de até 40% do salário-base.

Agora, você já sabe que o SDR é agente fundamental para o sucesso das vendas de uma empresa e com certeza será para sua imobiliária.

Mas, para isso, evidentemente que ele precisa atuar em sintonia com os seus vendedores. 

E, claro, aprendendo sempre para que possa encantar leads antes de passá-los para time de vendas.

E você, já conta com a ajuda de um pré-vendedor em sua imobiliária? Se ainda tem dúvidas se esse é o momento certo para isso, entre em contato com um dos nossos consultores.

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Sobre Nós

O IMOBISALES é uma ferramenta de pré vendas exclusiva para o Mercado Imobiliário que, juntamente a nossa metodologia, entrega para o cliente gestão de leads, gestão de processo, e otimização do número de conversão de agendamento de visitas.

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