6 impactos da LGPD no mercado imobiliário

Sua empresa tem o costume de recolher dados para o envio de ações que visem a venda de imóveis? Então, é melhor ficar atento quanto aos impactos da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no mercado imobiliário.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que atualiza e substitui o Marco Civil da Internet, foi inspirada em normas europeias. Ela prevê regras sobre a maneira pela qual as empresas tratam as informações dos usuários, priorizando assim a segurança total.

A seguir, confira quais são os 6 maiores impactos encontrados no mercado imobiliário com a LGPD.

1. Mapeamento de dados de clientes online e offline

Se você e sua equipe já estavam preocupados com o tanto de informações de que a imobiliária possui, não existe momento mais propício do que esse para modernizar a organização de seu negócio.

De acordo com a LGPD, entende-se que os dados podem ser separados das seguintes formas:

  • pessoais — informação para identificar e diferenciar uma pessoa da outra, tais como RG e CPF;
  • anonimizados — que não podem ser identificados, de modo que meios técnicos foram utilizados para tratar a informação disponível;
  • sensíveis — que mostram informações muito particulares de cada indivíduo, tais como opinião política, religião, orientação sexual, entre outros.

Com isso, a lei gera um impacto considerável nos tipos de informações presentes no banco de dados da empresa. Afinal, em hipótese alguma, cadastros e documentos devem ficar à mercê de qualquer pessoa.

O mapeamento e a revisão documental são imprescindíveis para ter uma noção clara do que a empresa costuma manter. Vale lembrar que os clientes têm a liberdade de solicitar a exclusão de seus dados.

2. Mudanças na coleta e utilização de dados dos clientes

Quem tinha o costume de fazer o que quisesse com os dados dos clientes, agora vai ter que reavaliar esse conceito. Além de ser necessário o consentimento dos consumidores ao coletar as informações, a finalidade dessa captura tem que ficar evidenciada do começo ao fim.

Ou seja, imaginando que o cliente busque mais informações sobre um apartamento específico e preencha uma ficha cadastral, os dados não podem ser utilizados para outros fins, se não houver acordo entre as partes.

No entanto, em casos de legítimo interesse, como a venda de um imóvel, a empresa fica resguardada na hora de compartilhar esses dados. Afinal, é de interesse do titular que o empreendimento seja vendido o quanto antes.

3. Criação do comitê moderador dentro da empresa

Outra medida que entra em pauta com a LGPD no mercado imobiliário é a criação de um comitê moderador. Trata-se de um grupo de pessoas responsáveis por intermediar a comunicação entre a empresa, o governo e o titular dos dados.

Esse tipo de procedimento é crucial em uma gestão imobiliária de qualidade, pois garantirá que todos estão seguindo os devidos trâmites jurídicos. A missão do comitê é guiar, também, os colaboradores da empresa.

O objetivo disso é orientar sobre a necessidade da utilização dos dados coletados, bem como o direito à privacidade dos titulares. É uma relação de transparência que reforça as boas práticas de governança corporativa nas empresas e, além disso, gera segurança no tratamento de dados.

4. Sistemas adequados às regulamentações da LGPD

Sabe aqueles avisos de utilização de cookies que vários sites colocam, e que nem sempre as pessoas dão muita atenção? Pois bem, esse e outros procedimentos são necessários para fazer jus à lei e conquistar a permissão dos usuários quanto à captura de informações.

É essencial que qualquer tipo de plataforma direcionada para a compra, venda e aluguel de imóveis se adéque às regulamentações. Sendo assim, mesmo que os clientes não tenham o hábito de ler as especificações da política de privacidade, é dever da empresa deixar claro que eles foram informados, antes de tudo.

5. Exigência de uma eficiente Segurança da Informação

Se naturalmente já é fundamental ter uma boa equipe de TI para assegurar que a parte digital da empresa funcione direito, imagine ao lidar com dados de terceiros, não é verdade? A área de segurança da informação ganha uma enorme notoriedade com a LGPD, porque é preciso ter zelo com o banco de dados.

Levando em conta que as imobiliárias lidam com endereços, contas, cópias de documentos, assinaturas, contratos, entre outros dados essenciais, medidas contundentes devem ser implementadas para evitar exposições.

Com isso, minimiza-se a chance de ameaças digitais causadas por potenciais invasões de cibercriminosos, de modo que todos na imobiliária devem cooperar com as boas práticas de segurança.

6. Otimização de tempo nas estratégias de marketing

A LGPD no mercado imobiliário também traz impactos na otimização de recursos, tal como o tempo utilizado na prospecção ativa dos corretores. Como apenas os dados consentidos pelos leads serão válidos, a tomada de decisão será muito melhor na hora de ofertar um empreendimento, tendo em vista que não haverá necessidade de perder tempo com informações sem utilidade.

Isso resultará em novas maneiras de aplicar o marketing imobiliário, uma vez que as ofertas e o envio de e-mails serão repensados para evitar a massificação, dando preferência para algo mais personalizado. Devido a isso, as argumentações tendem a ser mais pontuais e a probabilidade de fechar negócio aumenta consideravelmente.

Gostou de conhecer mais sobre os impactos da nova LGPD no mercado imobiliário? Ficou animado para testar a implantação desse modelo? Saiba como fazer isso falando com nossa equipe!

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