BI para imobiliária: vamos falar sobre isso?

Ícones e gráficos de BI para imobiliária.

Por Artur Reis, estagiário de BI

A business intelligence (BI) está disponível para que as empresas alcancem melhores resultados. Com a prática de BI para imobiliária, você pode conhecer bem o seu mercado, suas ações internas, seu público e outros diversos pontos fundamentais ao sucesso. Tudo isso a partir da análise de dados.

A BI atua diretamente nas estratégias da sua imobiliária, considerando as análises de dados e as apresentações deles de maneira organizada e sistematizada. Somado a isso, o recurso implementa procedimentos e ferramentas de processamento de informações

Dessa forma, fazem parte das atividades analisar as métricas e Key Performance Indicator (KPIs), que são técnicas de gestão. Em português, o termo é conhecido como indicador-chave de desempenho. Um dos benefícios disso é que os KPIs facilitam a transmissão da visão e da missão de uma determinada empresa a todos os funcionários. 

Apesar de a área de BI estar se tornando comum no meio, muitas imobiliárias ainda trabalham confiando em achismos, impressões pessoais e antiquadas. Principalmente nos negócios mais tradicionais, essa é uma visão bem comum. Ela pode prejudicar suas operações.

4 benefícios de ter um profissional de BI para imobiliária


Vamos apresentar, agora, os quatro principais benefícios de contar com um profissional atuante na área de BI para imobiliária. Confira!

1. Redução de custos


Contar com a business intelligence faz com que você identifique tendências e tome decisões corretas. Consequentemente, ocorre a diminuição dos gastos fortalecida pela melhoria de alocação de recursos. A partir da coleta e do processamento dos dados, você descobre o que cada área do negócio precisa e como é possível aprimorar o processo como um todo. O resultado é a otimização da gestão de riscos e o aperfeiçoamento da inteligência de negócios da imobiliária.

2. Organização


Ao fazer o gerenciamento de informações, sua imobiliária atingirá maior precisão e consistência nas tarefas. Isso a ajudará a tomar decisões embasadas e a analisar as informações em tempo real, sempre que necessário. Quando as falhas são expostas, haverá mais transparência. Por fim, a partir da avaliação de pontos positivos e negativos, é possível criar um bom planejamento estratégico com a definição de soluções mais viáveis para a imobiliária.

3. Previsões de crescimento corporativo 

 

Homem toca ícones de BI para imobiliária.A BI é uma ferramenta analítica que fornece insights importantes para um planejamento estratégico de negócio. Isso ocorre pela identificação de tendências e padrões-chave nos dados. Basta uma simples análise para ter maior facilidade de fazer conexões em diferentes áreas da imobiliária

Ao conhecer, em detalhes, as implicações de seus processos, haverá o reconhecimento de oportunidades e o planejamento para tirar proveito delas. Como exemplo, sua imobiliária poderá descobrir em quais pontos investir para alcançar mais eficiência e aumentar a produtividade.

As informações compartilhadas entre os diferentes setores colaboram para a economia de tempo. Com números e informações detalhadas, é possível fazer a projeção do crescimento corporativo

4. Gerenciamento financeiro


O BI pode combinar o status financeiro com dados em tempo real a fim de gerenciar despesas e melhorar as receitas. Os relatórios elaborados são traduzidos em gráficos, tabelas e dashboards. Os dados permitem visualizar melhor a situação

É importante compreender a inteligência do mercado com o BI e saber qual é o caminho correto a ser seguido. Com a tomada de decisão acertada e da identificação de tendências, o sucesso estará próximo.

Veja, abaixo, o depoimento do Luciano Esteves, gestor e sócio da Universal Imóveis, sobre os ganhos proporcionados pela inserção da cultura de BI na imobiliária.

“Uma imobiliária não consegue sobreviver sem tecnologia. Percebemos isso e decidimos evoluir, substituindo os processos que só ficavam no papel. O primeiro passo foi montar uma estrutura de TI (tecnologia da informação) forte, com servidor, distribuição em rede e internet de alta velocidade. Depois, foi a vez de inserir a cultura de BI no trabalho para levar a imobiliária para dentro do celular das pessoas.”

O que achou do conteúdo sobre BI para imobiliária? É um assunto complexo. Demos o primeiro passo, instigando você a compreender bem os dados do seu negócio. Aproveite a visita ao blog e tenha acesso, também, a um modelo de contato que converta. Baixe o nosso e-book!

E-book Cadência de contatos para atendimento ao lead.

Fale agora com um de nossos consultores e transforme

seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas!

Parabéns!!

Sua conta foi criada com sucesso.

Para utilizar os 14 dias gratuitos, entre no link enviado no seu email e ative sua conta Trail. 

Este link expira em 30 minutos. 

Corra e não perca essa oportunidade.