A importância do Follow-up - Imobisales

A importância do Follow-up

a importancia do follow up

Antes de mais nada, é preciso explicar o que é follow-up.

Follow-up: acompanhamento de um processo após a execução da etapa inicial. Pode ser realizado tanto após o primeiro contato, quanto após a apresentação de uma proposta.

Agora que você já entendeu isso, podemos te contar que no método de qualificação que criamos aqui no Imobisales, ensinamos as imobiliárias a contatar seus leads pelo menos 5 vezes antes de descartar essa oportunidade do seu funil de vendas. 

Nos processos comerciais que montamos e gerenciamos no Grupo Emidia, vamos até um pouco além, fazendo 8 contatos, e você vai entender o por quê hoje.

Um dos principais motivos para tanta insistência é que, em uma pesquisa realizada pelo Google, perceberam que 80% das vendas são fechadas do 5° ao 10° follow-up. E se você estiver se perguntando se todo mundo faz isso, podemos garantir que não.

O mesmo estudo aponta que apenas 10% dos corretores fazem mais de 3 follow-ups. Isso é o que mais espanta. Nós testamos a eficiência disso diariamente em nossos processos comerciais e podemos confirmar que é exatamente assim que funciona.

Nem sempre o segredo do sucesso na locação ou venda de imóveis vai estar em trazer mais leads para seus corretores. Muita das vezes, o que você precisa é organizar seu processo comercial e garantir que trabalhe de forma massiva o lead pelo qual já pagou.

O ideal é que esse trabalho repetitivo de contato com o lead seja feito por um SDR (pré vendedor). Já escrevemos um artigo sobre a importância desse profissional aqui no blog também.

Como fazer um bom follow-up

  1. Programe uma sequência de contatos a serem feitas com os seus leads de pelo menos 6 tentativas após recebê-lo;
  2. Realize esses contatos por canais diferentes como e-mail, telefone e WhatsApp;
  3. Saia das abordagens robotizadas;
  4. Seja criativo e explore gatilhos especiais nas suas mensagens.

Vamos oferecer dois exemplos de mensagens com gatilhos de empatia e escassez para utilizar numa abordagem inicial de um lead de imobiliária.

Exemplos de roteiro de follow-up

“Olá, Maria, tudo bem? Meu nome é Renato e sou o responsável pelo seu primeiro atendimento aqui na Imobiliária Imobisales. Recebi seu contato no nosso OLX com interesse em um dos nossos imóveis. Antes de passar seu contato para um dos nossos corretores, queria bater um papo rápido com você e entender um pouco melhor o que você está buscando e o que você precisa. Assim, podemos saber se esse é o melhor imóvel que temos para te oferecer ou se na nossa base existe algo que combine ainda mais com o seu perfil.”

Se ela não responder a essa mensagem, um ou dois dias depois é possível enviar uma mensagem mais ou menos assim:

“Oi, Maria! Preciso te falar que esse empreendimento que você gostou já está com 92% das vendas concluídas. Se você tiver mesmo interesse em comprar esse imóvel, é muito importante que a gente se fale ainda essa semana. É possível?”

Esses são apenas dois exemplos de uma série de scripts que você pode criar e organizar para que sejam feitos pela sua equipe com os seus leads.

A vantagem de se trabalhar com uma metodologia e sistema como o Imobisales, é que esses scripts são criados por nós avaliando a característica de cada um dos nossos clientes. Toda essa sequência de contatos a serem feitas fica programada em um sistema de alta produtividade que será executado pelo pré vendedor. 

Insista nos seus follow-ups. E se precisar de ajuda, conte com a gente.

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Sobre Nós

O IMOBISALES é uma ferramenta de pré vendas exclusiva para o Mercado Imobiliário que, juntamente a nossa metodologia, entrega para o cliente gestão de leads, gestão de processo, e otimização do número de conversão de agendamento de visitas.

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