Inteligência de mercado para imobiliárias: como utilizar a estratégia para potencializar seus resultados?

Durante muito tempo os profissionais que atuam no setor imobiliário contaram com poucos recursos tecnológicos para otimizar as atividades cotidianas e as tomadas de decisão. 

Empresários, gestores e funcionários podiam contar apenas com intuição, experiências próprias e relatos de quem já atua no mercado há anos.

Contavam também com pesquisas amplas que traziam resultados no âmbito nacional e que, de certa forma, às vezes acabavam sendo incompatíveis com a realidade local de muitas imobiliárias. 

Com a concorrência cada vez mais acirrada e os clientes mais exigentes, adotar soluções tecnológicas inteligentes que contribuam para o crescimento da imobiliária passou a se mostrar uma excelente alternativa para a criação de diferenciais competitivos. 

No entanto, não basta apenas tê-las em seu negócio, é preciso fazer uso estratégico dos dados, adotando processos que compreendam a inteligência de mercado e tornando a tomada de decisão mais precisa e assertiva.  

Ficou curioso(a)? Leia este artigo até o fim para entender o que é inteligência de mercado e como é possível aplicá-la em sua imobiliária.

O que é inteligência de mercado? 

A inteligência de mercado se refere aos processos que vão desde a coleta de dados até sua transformação em informações relevantes que agregam valor às tomadas de decisão das empresas. 

A inteligência de mercado vem do termo em inglês Business Intelligence e é amplamente utilizada nas análises e produções teóricas sobre tendências do mercado como um todo.

Tudo o que envolve buscar, avaliar a relevância e analisar dados até a aplicação estratégica de informações que guiam a sua empresa faz parte da inteligência de mercado.

Mas, como tomar as melhores decisões?

Se você está começando agora, pode fazer uso de dados sobre serviços e produtos ofertados por outras imobiliárias para avaliar quais as demandas mais relevantes do público ainda não foram atendidas. 

Se você já atua no ramo há algum tempo, o ideal é analisar tanto os dados externos (de outras empresas) quanto o histórico da sua própria empresa. Dessa forma, será possível coletar informações mais específicas e de maior relevância para o seu negócio.

A grande questão é: como conseguir esses dados e como transformá-los em informações relevantes?

Bem, para isso, é importante que a sua imobiliária conte com o suporte de recursos tecnológicos para a garantia de uma gestão mais prática e segura. 

Além disso, os profissionais da área precisam entender quais são as vantagens específicas ao utilizar estratégias de inteligência de mercado para fazer o negócio crescer. 

Quais são os benefícios de adotar a inteligência de mercado na gestão imobiliária?

Use os dados com inteligência

Gestores precisam saber o que fazer com os dados do próprio negócio, concorda? 

As informações armazenadas de forma organizada e compartilhadas em tempo real com todas as partes decisoras tornam qualquer tomada de decisão estratégica mais rápida e certeira!

Além disso, compartilhar dados e informações de forma consistente reduz ruídos na comunicação interna e otimiza as atividades diárias, resultando em uma equipe mais produtiva e satisfeita. 

Tenha a inovação na rotina do negócio

Você consegue imaginar como seria mais fácil gerir a sua imobiliária se você tivesse total conhecimento sobre as necessidades do seu público, informações acerca de tendências do mercado e um processo constante de benchmarking com empresas do segmento imobiliário?

Uma empresa que tenha domínio sobre essas informações certamente poderá fazer uso delas para criar soluções inovadoras e personalizadas a todo momento.

Destaque-se da concorrência

Se a sua empresa lança serviços e produtos inovadores, com certeza será preferida em relação a concorrentes que continuam fazendo mais do mesmo.

Continuar com a velha prática de tomar decisões importantes para a saúde do negócio e a percepção do público apenas de acordo com a intuição e pesquisas externas inconclusivas certamente vai pesar para os seus concorrentes. 

Crie perspectivas

Todos os pontos citados contribuem para que a empresa, além de criar soluções imediatas que tragam vantagens para os negócios, seja capaz de avaliar tendências de mercado. 

Dessa forma, inclua a inteligência de mercado na rotina do seu negócio e prepare-se para criar serviços centrados nas necessidades reais dos clientes.

Desafios para implementação da inteligência de mercado para imobiliárias

Os principais desafios a serem vencidos pelos gestores são os profissionais desatualizados sobre as tendências do mercado, as ferramentas modernas e os sistemas virtuais para o aprimoramento de gestão.

O gestor precisa se manter informado e promover a constante capacitação profissional de toda a equipe da imobiliária para garantir que as atividades sejam diariamente executadas das melhor forma. 

É imprescindível também fazer uso de uma plataforma de gestão imobiliária que contemple aspectos como acompanhamento de negócios em funil de vendas, cadastro de clientes e de imóveis e gestão de contratos de aluguel, entre outros recursos que facilitem a gestão. 

O grande problema é que muitos empresários e gestores, ao olhar para esses pontos citados, em vez de enxergar que precisam investir na imobiliária, entendem que se trata apenas de um investimento sem retorno 

É preciso vencer essa barreira e compreender que automatizar processos e trabalhar com uma equipe atualizada faz com que seja possível desenvolver estratégias de inteligência de mercado em prol do crescimento da imobiliária. 

Saiba mais sobre como superar esses desafios falando com nossa equipe.

 

 

5 sinais de que sua imobiliária precisa implementar a estratégia

Toda imobiliária que ainda não automatizou as suas atividades com o suporte de uma boa plataforma de gestão imobiliária como ferramenta para uso da inteligência de mercado enfrenta problemas crônicos em seu negócio que são perceptíveis pelos seguintes sinais:

Falta de tempo

Você, enquanto gestor(a), sempre sente que não há tempo para realizar as atividades estratégicas da imobiliária? 

Tem a sensação de que nunca será possível ter tranquilidade para avaliar os dados do negócio e do mercado e desenvolver estratégias inteligentes, pautadas em dados, para o crescimento?

Se te falta tempo, na verdade falta uma ferramenta e o uso da inteligência de mercado otimiza os processos de tomada de decisão estratégica e te dá “munição” para colocar a sua empresa à frente da concorrência. 

Equipe desanimada

Uma equipe que trabalha muito e mesmo assim não consegue finalizar todas as tarefas constantemente nem ver os resultados positivos tende a ficar desanimada e insatisfeita. 

Esse é um sintoma de que a empresa precisa adotar uma capacitação profissional e o uso de tecnologia.

Poucos negócios fechados

Isso indica que a sua imobiliária pode não estar entendendo exatamente quais são as necessidades do seu público-alvo. É preciso entender que você e toda a sua equipe devem conhecer quais são os tipos de imóveis que esse público prefere e precisa, quais são os tipos de ofertas mais procuradas, quais bairros são mais bem avaliados, entre outros pontos. 

Somente fazendo o levantamento de dados como esses e transformando-os em informações relevantes será possível elaborar estratégias para impulsionar o seu negócio.

Informações desorganizadas

Muitas imobiliárias trabalham utilizando apenas planilhas – uma forma de gestão que até funciona, mas já não é ideal. Esse tipo de ferramenta impede que toda a equipe possa atualizar e consultar dados sobre a empresa e sobre os clientes de forma prática e em tempo real. 

Informações divergentes geram confusão, desgaste na equipe e entre cliente e empresa, fazendo com que muitos negócios não sejam fechados e potencializando a construção de uma imagem negativa sobre a imobiliária.

 

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