Funil de vendas: como funciona na prática?

Falar do desenho do funil de vendas é fácil. Agora, dividir essa tarefa com você e criar um funil que funcione e que te traga previsibilidade de vendas, esse é o nosso trabalho.

Nomes como lead, pipeline, funil de vendas, já não são novidades dentro do mercado imobiliário 4.0 . Mas o complicado mesmo é ver um monte de gente falando sobre isso, e ter de se virar quase que sozinho para criar e implantar essa estrutura na sua empresa.

Com os nossos parceiros do Imobisales ou da consultoria Máquina de Vendas, esse é um trabalho construído a 4 mãos. Nas duas soluções, nós levamos o processo que testamos e que mais funcionam em toda nossa base de clientes, juntamos isso à sua visão e experiência com seus clientes, e colocamos para rodar.

Como funciona um funil de vendas?

Em um funil de 6 etapas é importante pensar individualmente em cada etapa. Scripts, roteiros, cadência, pontos de contato, conversão, custos, e etc. E isso é uma tarefa muito mais prática do que acadêmica.

As seis etapas de um funil de vendas e locações são:

  1. Lead
  2. Atendimento
  3. Agendamento
  4. Visita
  5. Proposta
  6. Fechamento

Um processo de funil de vendas bem implantado vai te dar controle e gestão em cada etapa do seu processo de vendas. E, como falamos aqui na empresa, a venda você não controla, o processo sim.

O sim e o não sempre serão definidos pelo cliente. Mas cabe a nós conduzirmos este potencial cliente com maestria em todas as etapas, de modo a facilitar a escolha pelo sim.

Você conhece as taxas de conversão de cada etapa do seu processo de vendas? Você sabe as taxas de conversão de cada um dos seus pré vendedores e dos seus corretores dentro do seu funil? Você consegue acessar essa informação rápida em algum relatório em tempo real?

Se a sua resposta for não, você precisa urgentemente reescrever seu funil de vendas e o processo de aplicação do mesmo.

O funil de vendas que leva a previsibilidade não tem nada a ver com quantas oportunidades você tem em cada etapa, mas sim, com o que você faz com cada uma dessas oportunidades em cada etapa.

Quer dividir comigo algum desafio do seu funil de vendas? Deixe sua dúvida neste comentário.

Até o próximo conteúdo.

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