3 técnicas de persuasão em vendas para aumentar seus resultados

As técnicas de persuasão fazem parte do contexto de qualquer vendedor. Logo, aprimorar aquelas que a sua equipe costuma usar aumenta – e muito! – a taxa de conversão em vendas. 

Quando o poder de persuasão é maximizado, as reuniões se tornam mais produtivas e ágeis, impactando diretamente no faturamento da área comercial. A persuasão vai além de “ter lábia”: é um nicho com estudos consolidados e uma série de técnicas de eficiência comprovada.

Hoje nós iremos falar sobre algumas técnicas de persuasão que com certeza irão potencializar seu discurso de vendas.

Ficou curioso? Então continue lendo.

Técnica 1: Aplique gatilhos mentais

Dando início às nossas dicas de persuasão para aumentar a taxa de conversão, começaremos falando sobre os gatilhos mentais. Eles são uma excelente ferramenta para encurtar o caminho da jornada de compra e acelerar o processo de decisão.

O princípio desta técnica é aproveitar estudos acerca da psicologia humana, despertando situações que induzem o cérebro a decidir mais rápido. 

6: Isso ocorre de modo inconsciente na maioria das vezes. Por isso, essa técnica é tão poderosa e se faz presente em quase todos os times de Vendas com boa performance. Os gatilhos mais conhecidos são:

Os gatilhos de Reciprocidade, Prova social, Escassez são apenas alguns dos gatilhos que podem ser utilizados.

Técnica 2: Toque na dor certa

Não basta oferecer o seu produto de forma genérica. Para aumentar a taxa de conversão, é preciso direcionar a abordagem de vendas para as dores do seu lead. Afinal, o que leva o consumidor a procurar uma solução é um problema.

Se você não falar diretamente sobre ele, estará perdendo boa parte da persuasão. Então, a saída mais coerente é buscar meios para mapeá-lo de modo rápido, confiável e objetivo.

Para essa finalidade, a melhor alternativa é implementar uma estratégia de Pré-venda dentro do processo comercial. Nela, o foco está na qualificação e segmentação das oportunidades que entram no funil, por meio da investigação das dores e contexto do lead.

Técnica 3: Seja um bom ouvinte

Também alinhada com a estratégia de Pré-venda, está a habilidade de ser um bom ouvinte.

Treine o seu time para que escute com atenção o que o lead diz. Em uma ligação, quanto mais o seu possível cliente falar, melhor. 

Afinal, tudo o que ele apresenta se torna um dado que pode ajudar a aumentar a taxa de conversão. Podem ser coisas simples, como o interesse em um tema como futebol. Algo que deve facilmente vir a tona em uma conversa casual e que torna a sua ação mais potente.

Sabendo disso o vendedor, já tem um ponto para gerar rapport e ser persuasivo.

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